O ano de 2025 promete ser repleto de fenômenos astronômicos impressionantes. Desde eclipses e chuvas de meteoros até alinhamentos planetários raros, os céus oferecerão um espetáculo contínuo para entusiastas e observadores casuais.
Alinhamento Planetário de Fevereiro
Em 28 de fevereiro, sete planetas do Sistema Solar estarão visíveis simultaneamente no céu. Este fenômeno raro permitirá a observação de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno em uma mesma região do céu.

Eclipse Lunar Total em Março
Na madrugada de 14 de março, ocorrerá um eclipse lunar total, também conhecido como "Lua de Sangue". Durante o evento, a Lua adquirirá uma tonalidade avermelhada, visível em grande parte das Américas.

Eclipse Solar Parcial em Março
Em 29 de março, um eclipse solar parcial será visível em regiões da América do Norte, Europa, norte da Ásia e noroeste da África. O evento começará às 4h50 (horário de Brasília) e terá seu ápice às 6h47.

Chuvas de Meteoros
As chuvas de meteoros serão um destaque em 2025. Eventos como as Eta Aquáridas, com pico em 5-6 de maio, proporcionarão espetáculos celestes impressionantes. Para melhor observação, recomenda-se locais afastados de grandes cidades, com mínima poluição luminosa.

Superluas no Final do Ano
O último trimestre de 2025 será marcado por três superluas consecutivas, nos dias 7 de outubro, 5 de novembro e 5 de dezembro. A superlua de novembro será a mais impressionante, estando em sua máxima proximidade com a Terra.

Fontes:
Social Plugin