
O ensino de Física no Ensino Médio brasileiro é frequentemente marcado por
dificuldades na mediação de conceitos abstratos e pela carência de experimentação
nas escolas. Nesse cenário, o uso de simuladores e tecnologias digitais tem se
destacado como estratégia pedagógica relevante para aproximar teoria e prática, além
de favorecer uma aprendizagem mais significativa. Este trabalho apresenta uma
análise do potencial didático de simuladores interativos, como os desenvolvidos pelo
projeto PhET e softwares como Algodoo e Crocodile Physics, no ensino de
conteúdos fundamentais da Física. A metodologia baseou-se em revisão de literatura
especializada e na observação de práticas docentes que integraram essas
ferramentas em aulas de cinemática e eletromagnetismo. Os resultados apontam para
um aumento no interesse dos alunos, melhoria na compreensão conceitual e maior
envolvimento em atividades investigativas. Conclui-se que a integração consciente de
tecnologias ao planejamento pedagógico pode contribuir de forma efetiva para a
melhoria da qualidade do ensino de Física, desde que acompanhada por formação
continuada e suporte institucional ao professor.Abaixo deixo o link do arquivo para leitura do artigo na íntegra:
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